Editorial de Setembro - 2025
11 de Setembro 1989 – Destruição das Torres Gemeas em Nova York

Algumas datas históricas que marcaram os anos da nossa vida

 

25 de Junho 1975 – Independência de Moçambique – Tudo mudou e para sempre na vida  de Moçambique. Foi uma viragem histórica para ficar em todas as gerações futuras! Sair dum colonialismo de 500 anos para passar a uma Nação livre e autodeterminada, onde o Governo é feito por Pessoas Moçambicanas.

05 de Maio 1984 – Criação da KULIMA – Uma nova vida para todos nós. Uma organização que iniciava um caminho que, sem uma certeza absoluta, deveria continuar por longo tempo e que continua a existir forte nos seus objectivos e compromissos. Foi como uma Flor no deserto… uma flor que iniciou a sua vida nomeio duma sociedade totalmente poliarticulada e centralizada. E na sua caminhada outras organizações da Sociedade Civil moçambicana cresceram e invadiram Moçambique, criando um equilíbrio em neste governo e na Sociedade Civil.

09 de Novembro 1989 – Queda do Muro de Berlim – Foi um dia que deu entusiamo a todo o Mundo e a nós também que vivíamos os primeiros 14 anos de Independência. Dois povos historicamente separados por hegemonia externa, que se reúnem num único povo democrático. A reunião de milhares de famílias que por anos estavam divididos por um MURO conflituoso suscitou um grande entusiamo e desejo que todos os outros que dividem os Povos possa desaparecer para sempre. Foi um dia de festa, de curta duração… mas logo outros Muros se ergueram em todo o mundo!

11 de Setembro 2001 – Destruição das Torres Gemeas em New York – Foi naquela tarde que o Sr. Veziano, veio aos escritorio e me perguntou se tivesse auscultado pela Rádio a Notícia do ataque às Torres Gemeas de Nova York. Fiquei incrédulo e sem palavra... Mas era tudo verdade! Os sonhos criados de harmonização entre Ocidente e Oriente esvaneceram, causando de imediato a morte de milhares de pessoas, exacerbando o odio entre os Paises Ricos e outros paises emergentes do Meio Oriente… até permanecer aos dias de hoje e duma forma mais cruel.

24 de Fevereiro 2022 – Início da invasão da Ucraina - Numa semana a Russia pensava conquistar Kiev e assimtoda a Ucráina voltaria a estar debiaxo do jopgo da Russia... Não foi assim. Iniciou um aguerra sangrenta que permanece até ao dia de hoje, sem perspectiva de fecho com a declação duma PAZ definitiva. É ainda um sonho .. e esmo grande sonho! Aeasr de todos os esforços dos luminaes das Nações Unidas e todos os paises do Ocidente, que não encontram a maneira de Convencer o PUTIN a desistir e declarar a suspensão definitiva da guerra. Até quando este sangue amargo vai permanecer? O futuro é muito incerto... e a PAZ é um sonho!

07 de Outubro 2023 – Ataque de Hamas em Israel - Foi terrível este dia. Quantos mortos por parte de israel e este aconteciento abriu o arranque duma carneficina enorme. Milhares e milhares de pessoas da Palestina e tantas outras estã morrendo por motivo de fanatismo religioso e politico. Quando teremos a solução deste problema? Com Chefes de cabeça duríssima, como são os chefes radicais de Israel e do Hamas, não ha perspectivas de solução. Iremos acompanhar esta situação desastrosa por ainda longo tempo. Os homens se tornar bestas para defender os seus orgolhos!

E tantas outras datas que dia a dia se acumulam na nossa convivência neste Mundo e em Moçambique

MAS, ha uma que não podemos esquecer e que nos orgulha!

5 de Maio de 2024 -  40 anos da vida da KULIMA - Das TREVAS de datas negras para a LUZ da vida da KULIMA! 40 Anos não são uma brincadeira. Um longo periodo de vida e com tantas vitórias e lutas... mas sempre entusiastas de crescer e de estarmos preparados para servir! Passaram uma montanha de pessoas que abraçaram os ideais da KULIMA e todos ficaram ligados duma maneira ou outra à nossa instituição. A começar do primeiro programa em Vilanculos, apoiando a integração de 30.000 pessoas deslocadas de guerra e eliminado o conceito de Órfão de guerra, inserendo todas as crianças no seio de famílis acolhedoras... recebendo a visita do Presidente Chissano que validou todo o trabalho executado... e depois com a crianção de forma paulatina de todas as Delegações em cada provincia, a começar de Inhambane, seguir Sofala e Maputo e abrangendo a Zambezia e Nampula... seguindo para Cabo Delgado e Tete e Manica e depois descendo a Gaza, Maputo Provincia e finalmente Niassa. Em suma cobrimos todo o territorio nacional e com orgulho podemos afirmar que somos uma ONG NACIONAL e não limitada a uma região. Vamos continua em perseguir os sonhos da sua criação e crescer sempre e com força. 

Os Post-quarentas nos coloca numa situação de prestígio perante os Doadores e as comunidades beneficiadas enquanto porém nos encontramos em situações históricas que devemos enfrentar com o mesmo entusiasmo e expertice.

A mudança política e os futuros sombrios que nos espera de diálogo com Governo, a queda da disponibildiade de valores por parte dos Doadores, a começar da que da USAID e de vários Organismos internacionais que reduziram os montantes a disponibilizar.... são factoers que preocupam todos!

Devemos fortalecer a nossa capacidade de Lobbing seja com o Governo que continua a receber fundos do Banco Mndial e Doadores internacionais, seja com as mesmas Embaixadas e ONG’s internacionais, fortalecendo as nossas parcerias. Isso comporta porém boa capacidade de elaboração de propostas técnicas, que convencem na realização e nos resultados e baseadas sobretudo na clareza de sustentabilidade e inovação... juntamente com a comparticipação comunitaria.

Devemos focalizar a atenção onde maior se concentra o apoio que vem de fora e juntar esforços regionais para responder adequadamente. É o caso da resposta à emergência da região norte e das Provincias que sofreram pela mudança climática... mesmo permanecendo abertos a outras possibilidades de cooperação, como é o caso dos programas de Desenvolvimento rural, de luta contra a desnutrição, da saúde e da educação!

Devemos aumentar e fortalecer os nossos grupos provinciais e nacional de técnicos que saiba abraçar os compromissos da KULIMA e se tornar quadros com real efectividade de realização de programas que contam!

_________________________________________________________________

Um abraço forte, 

Domenico Liuzzi,

Director Nacional da KULIMA.

LegetøjBabytilbehørLegetøj og Børnetøj