Editorial de Maio
A hipocrisia dos Governos dos Paises de fraca economia perante as injustiças praticadas por paises totalitários!”
Qual exemplo de honestidade e de postura moral os jovens pode apreender deles?
Considerando somente os factos destes ultimos tempos a começar da guerra na Ucraína, na reunião de análise e repudio da guerra realizada pelas Nações Unidas, mais que trinta governos, sobertudo africanos, apoiaram ou foram neutrais perante a condenação unánime contra a Russia, que ocupou ou pretendia ocupar injustamente a Ucraína!
E o Moçambique é um deles!
Tivesse uma Postura diferente e sincera de luta contra todas as injustiças, teria aderito em manifestar contra esta atitude injusta da Russia!
Ao contrário, escrava de antigos patos de amizade e por não ser excluida do fornecimento de cereiais e fertilizantes absteve-se em condenar e aderiu com uma filosofia não sincera e de interesse a ser neutral e mostrar interesse para que o problema da guerra sempre se deve resolver com o diálogo… como se de dialogo se pode falar com o Governo russo! Ele está mantando milhares de civís, quer dominar uma terra que não é deles… e temos a ousadis de convidar todos ao diálogo.
Em Moçambique o diálogo entre Frelimo e Renamo,, depois de quantos anos é que aconteceu… e depois se retomou a guerra e se voltou a dialogar… Mas, quantos anos e quantas pressões internas e externas? O Governo esqueceu isso e finge de esquecer.
Putim e os membros do seu Governo, declararam não querer dialogar, declararam que a Ucraína é deles e como tal deve ser destruida totalmente e passar na jusrusdição deles. Não é essa a pior injustiça destes tempos! E pretendemos ser neutrais, para não perder a papinha deles! E não pagar as dívidas de guerra! Queria ver se um dia, a Africa do Sul e Swazilandia pretender ocupar o Sul de Moçambique da Ponta d’Ouro até ao Save, Zimbábwe ocupar o Centro de Moçambique e Malawi ocupar o Norte de Moçambique… tendo direito das terras para chegar ao Oceaño… Iriamos pela regra do diálogo, esperando que ocupem tudo… e depois voltar à diaspora para reiniciar a luta armada contra os novos usurpadores de terras?
Doutro lado foram os colonos que fizaram os limites territoriais e Portugal soube defender a unidade de Moçambique. Se voltarmos atrás… iriamos ter uma montanha de reinos, tipo Swazilandia, e com tantas lutas de vizinhança. A historia determinou os confins e agora estamos em Paz. O memso na Ucraína… A historia separou da Russia as suas terras e tem o sacrossanto direito de as defender e ter o apoio de todos nós.
Mas quanta hipocrisia em tudo isso! E o Governo que deveria representar os desejos e ensaios do Povo Moçambicano! Onde ele está? É neutral, mesmo olhando no dia-a-dia a morte de milhares de pessoas inocentes e sobretudo crianças. O Governo moçambicano deveria levantar a voz claramente contra as injujstiças praticadas…Deveria ser assim… mas como estamos longe disso!
E outros factos que estão acontecendo no mundo de fora de Moçambique. Citando somente alguns:
- A atitude do Governo da Africa do Sul, que permite treinos com Russos nas suas terrras, que vai acolher a conferência dos Paises não alinhados.. e com certeza estará presente o PUTIN… e não declara nada…. Sempre com a atitude de Moçambique de Neutralidade.
- A ultima… a visita de Lulas à CHINA… somente a caracter económico… tocando o problema da Russia e de Taiwan somente de raspão… sem que houvesse clareza na sua exposição. E é um nosso amigo e simpatizante… A preocupação económica e de investimentos dos ricos… está em cima das praticas de justiça e da voz que se deve levantar perante declaradas injustiças!
O dinheiro e a barriga em primeiro lugar. Que tristeza!
Onde foi a propalada postura e ética dos direitos?
----------------------------
E os jovens moçambicanos, os intelectuais que seguem dia-a-dia os acontecimentos, os jornalistas, os pastores de igrejas, onde estão?.. Porque é que não se mexem? Nas universidades estão mais de 100.000 estudantes… nem sequer um tenta levantar a voz! E poderiam ser mais forte que um exercito inteiro!
Precismaos cultivar ideias de justiça e de direito universal!
Precisamos comunicar isso em todas as escolas de modo que as crianças possam entender os valores da justiça!
E a nossa ONG? O que pode fazer?
A todos envio votos que possamos despertar e assumir nas nossas consciências estes valores… e quando seremos chamados a manifestar, estarmos prontos para tal!
_________________________________
Um abraço forte,
Domenico Liuzzi,
Director Nacional da KULIMA.